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O que é algoritmo nas redes sociais

O que é algoritmo nas redes sociais

As redes sociais, no ambiente online, são sites e aplicativos que operam em diferentes níveis — como profissional, relacional, entre outros — e permitem a troca de informações entre pessoas físicas e/ou empresas. Na última enquete, 4 redes sociais foram apontadas como as principais no mundo.

  1. Facebook – 2,9 bilhões de usuários
  2. YouTube – 2,5 bilhões de usuários
  3. Instagram – 1,4 bilhão de usuários
  4. TikTok – 100 bilhões de usuários

Isso só reforça a afirmação de que “o público está nas redes sociais” ou “hoje em dia, só vende quem está presente nas redes sociais”. Aliás, ter uma estratégia de comunicação nas principais redes é um fator decisivo para a decisão de compra do cliente.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como funcionam os algoritmos das redes sociais mais bem colocadas no mundo.

Acontece que, com a quantidade de conteúdo sendo compartilhado hoje em dia, é impossível consumir tudo. É por isso que as redes sociais usam a inteligência artificial por trás do que vemos para recomendar o conteúdo que melhor atende aos nossos interesses. Pelo menos essa é a ideia.

Com funciona o algoritmo do INSTAGRAM

O algoritmo do Instagram considera três fatores principais:

  • Atenção: O algoritmo analisa as postagens em tempo real e prevê o que é mais importante com base no histórico de cada usuário.
  • Novo: o Instagram prioriza novas postagens sobre postagens antigos.
  • Contato: é o quanto você está ocupado com o perfil que criou a postagem. Isso é medido pelo número de interações que ocorrem, como curtidas e comentários.
  • Relações com o usuário: se um usuário específico interagiu com grande parte do seu conteúdo anterior, é mais provável que ele veja seu conteúdo no futuro. Isso torna o envolvimento contínuo com suas postagens, vital para a construção de um público fiel.
  • Preocupação do usuário: esse sinal é baseado na interação dos usuários com outras postagens e contas semelhantes enquanto navegam no Instagram. Os usuários que também interagem com conteúdo semelhante têm maior probabilidade de ver suas postagens.
  • Novidade: Embora a linha do tempo simples do Instagram seja coisa do passado, Mas a pontualidade ainda é relevante. As postagens mais recentes serão favoritas e postas na parte superior do feed, enquanto as postagens mais antigas aparecerão um pouco abaixo.

Há também algumas outras considerações gerais que o Instagram compartilha e que você deve conhecer:

  • Quando os usuários seguem muitas contas, você tem mais concorrência pelo primeiro lugar no seu feed;
  • Se os usuários não passarem muito tempo no Instagram ou não abrirem o aplicativo com frequência, diminuirá as chances de ter seu conteúdo visto se não estiver em um dos principais slots.

Então, se dizemos que “postagens frequentes são necessárias”, significa que se você tiver uma frequência em suas postagens, o algoritmo mostrará suas fotos no feed.

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Como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok exibe vídeos com base na experiência de cada usuário no aplicativo. Ou seja, a plataforma determina o que os outros podem gostar e mostra postagens mais relevantes para os mesmos usuários.

Basicamente, o algoritmo do TikTok analisa sete postagens principais para mostrar conteúdo a outros usuários.

Eles são: 

  • Visualizações de vídeos;
  • Curtidas e comentários;
  • Seguidores;
  • Encaminhamentos;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos;
  • Tempo médio de exibição;
  • Taxa de conclusão;
  • Conteúdo do vídeo.

O algoritmo do TikTok funciona assim: primeiro você a mostra a um pequeno grupo de pessoas (geralmente na sua área). Os algoritmos levam em conta visualizações, comentários e tempo médio de visualização.

Se o engajamento do seu vídeo for positivo, vamos oferecê-lo a um público geográfico mais amplo. Quanto mais informações o TikTok obtiver, maior será a distribuição de vídeo.

Como usar o algoritmo do TikTok para meu vídeo viralizar?

Para usar o algoritmo do TikTok de forma eficaz, você precisa ir além e conhecer outras estratégias importantes.

O conhecimento de algoritmos só é útil quando combinado com outros conhecimentos, como: quais hashtags são melhores para o TikTok, o que é viral no aplicativo, o que é postado, etc.

Além disso, você deve dominar os recursos de análise do TikTok para obter informações que o ajudarão a melhorar o seu conteúdo.

Ao contrário do Instagram, os vídeos do TikTok têm uma vida útil curta. No entanto, um vídeo de 30 segundos no aplicativo pode durar semanas ou meses.

Nesse sentido, existem algumas estratégias que podemos usar para trabalhar vídeos em harmonia com o algoritmo.

Então, para tirar o máximo proveito do seu conteúdo, é recomendado não lançar muitos vídeos em um curto período de tempo.

O algoritmo do TikTok leva tempo para classificar os vídeos. Se postarmos cinco ou seis vídeos em pouco tempo mostra que estamos apresentando vídeos uns aos outros.

Por outro lado, a consistência da publicação no perfil é importante. Então, o ideal é postar pelo menos dois vídeos por dia.

Quando o vídeo recebe feedback positivo podemos aumentar o volume diário de postagem.

Se o vídeo não tiver muitas visualizações em 48 horas, provavelmente não será bem recebido. No entanto, não é necessário removê-lo.

Isso ocorre porque, mesmo que você não tenha visualizado nesse período, o TikTok pode demorar mais para encontrar pessoas que gostem.

algoritmo

Como funciona o algoritmo do LINKEDIN?

Assim como nas outras redes sociais, o algoritmo do LinkedIn prioriza o conteúdo considerado mais interessante para os usuários da plataforma.

O fator tempo também é muito levado em consideração na hora de rotular as postagens. Ou seja, as publicações mais recentes são mais propensas a aparecer na frente dos usuários do que as mais antigas.

O algoritmo funciona como uma espécie de filtro que analisa e seleciona todo o conteúdo publicado na rede. A primeira análise pode parecer óbvia, mas é importante considerar: é avaliado se o conteúdo é ou não um  spam, quais links atrelados a ele, solicitações, divulgação de dados pessoais ou até dinheiro.

Bom, já deu para perceber que esse processo não é realizado por humanos, mas por robôs, também chamados de bots. Ainda assim, há curadoria por humanos, que analisam quais postagens devem ou não aparecer para os usuários do LinkedIn.

Preencha seu perfil

O primeiro passo na peleja por algoritmos é preencher seu perfil com todas as informações relacionadas à rede social. Pode parecer óbvio, mas muitos usuários não o fazem.

As primeiras impressões são sempre as finais. Por isso, invista em uma boa foto de perfil, com caráter profissional. 

Além da foto é preciso investir em um bom resumo de quem você é, personalizar sua URL e, acima de tudo, manter suas informações sempre atualizadas.

Consequentemente, se você foi contratado, indique seu cargo e a empresa em que trabalha, caso contrário, indique que está aberto a novas oportunidades.

Clique nas palavras-chave

Em vez de contar sua experiência profissional. Você precisa investir em palavras-chave ou não será encontrado, mesmo que os tópicos relacionados sejam analisados. E todas essas informações não o ajudarão em nada.

O LinkedIn também é uma rede interpessoal que permite que recrutadores de empresas acessem o perfil do usuário para pesquisa. Ao otimizar seu perfil com palavras-chave, é mais provável que você surja nos resultados de enquete.

Por exemplo, se você é um desenvolvedor web full-stack, que trabalha com React, essas palavras devem aparecer na descrição do seu perfil.

Não diga: “Estou procurando um lugar profissional” ou “Estou procurando uma nova oportunidade” se você não estiver empregado atualmente. Em vez disso, destaque suas aptidões e posições que deseja assumir no futuro.

Ou seja, a partir do mesmo exemplo acima, podemos trabalhar da seguinte forma: Desenvolvedor full-stack | Especialista em Reação |…, entre outros elementos que considere relevantes.

Crie um ótimo conteúdo

O conteúdo relevante é mais atraente para os usuários e mais provável de ser acessado. Consequentemente, ao divulgar um curso que fez, por exemplo, reconte sua experiência, quem ministrou os cursos e o que você aprendeu após os estudos. Assim o texto fica muito mais interessante.

Entre outras coisas, você também pode dar dicas sobre os assuntos que domina, relatar os projetos em que trabalhou ou está trabalhando.

O importante nesse caso é sempre pensar na linguagem que você usa e na redação do conteúdo que deve ter qualidade, obedecer às regras gramaticais e ortográficas e manter a atenção dos usuários. Mas acima de tudo, suas publicações devem mostrar sua personalidade.

Usar online

Quanto mais você usar o LinkedIn, mais relevante você será em seu canal. E a atividade não se limita aos posts e conteúdos que você cria. Além disso, o quanto você interage com outros colegas profissionais e outras pessoas em sua rede.

Interaja nos comentários quando achar relevante, responda mensagens privadas o mais rápido possível, compartilhe conteúdos e informações que achar interessantes para outras pessoas do seu setor, entre outras atividades.

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Como funciona o algoritmo do PINTEREST?

O algoritmo do Pinterest leva em consideração sua frequência na rede social. Então, reserve cerca de 10 a 15 minutos por dia para criar pins e interagir com outros usuários.

De acordo com pesquisa da Quintly, o usuário médio faz cerca de 18 pins por dia! Isso é mais conteúdo e mais tempo consumido no site do que qualquer outra rede social. Aproveite o aplicativo e coloque sua marca nela.

Crie uma descrição atraente

Já discutimos a importância de otimizar as imagens que você carrega no Pinterest para SEO. Um subtítulo e uma breve descrição para sua postagem geralmente são suficientes, mas você pode fazer mais para obter ainda um engajamento maior nas mídias sociais.

Efetue uma descrição útil que ajude o usuário a entender que tipo de conteúdo ele encontrará neste pin. Inclua um CTA que descreva as principais informações da postagem do seu blog em duas frases e convide os usuários para ler mais sobre o tópico no seu blog.

Você também pode usar hashtags que lhe interessam e não esqueça suas palavras-chave!

Posicione texto em sua imagem

Sejamos honestos: como qualquer rede social, o Pinterest precisa brigar pela sua atenção. Uma boa ideia para gerar tráfego é adicionar texto às suas fotos.

Adicione um botão salvar ao seu blog.

Essa dica também é muito simples e fácil de seguir. Se você deseja tráfego no Pinterest, é importante incentivar o compartilhamento do seu conteúdo. E uma das maneiras mais legais de fazer isso é adicionar um botão salvar ao seu blog!

Pense na psicologia das cores

Em redes sociais visuais como o Pinterest, você precisa pensar duas vezes sobre o tipo de conteúdo que vai mostrar ao seu público. Entender a psicologia das cores ajudará você a escolher melhor suas fotos.

Seguir influenciadores e marcas

Já foi comprovado que se você seguir e interagir com um usuário em uma rede social, é MUITO mais provável que ele te siga e interaja com seu conteúdo. Selecione uma lista interessante de empresas e pessoas para seguir e também compartilhe seu conteúdo.

Não crie seu perfil apenas para promover sua marca. Ao compartilhar conteúdo interessante de outras pessoas, você pode alcançar mais pessoas interessadas no que você publica no Pinterest.

O próprio Pinterest fará sugestões sobre quem você pode seguir, com base em conteúdo semelhante ao seu. Interaja com esses perfis!

 

 

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