O Instagram anunciou recentemente ter colocado em testes o feed cronológico para seus usuários. Em outras palavras, o usuário tem a opção de receber na sua “linha do tempo” publicações de pessoas que ele segue, com base na data de publicação. Saiba como a volta do feed cronológico pode afetar o marketing na rede social neste artigo.
Antes de mais nada é preciso lembrar que não se trata de uma novidade. Até 2016, era desse modo que os posts eram “mostrados” no Instagram.
Nesse sentido, a modalidade foi substituída por uma programação com base no algoritmo. Como resultado, são “mostradas” aos usuários publicações que a ferramenta entende como relacionadas aos seus gostos.
O crescimento da rede social fez com que muitas marcas buscassem “aprender” a usar esse tipo de feed como ferramenta de marketing. Dessa forma, a volta do feed cronológico terá forte impacto no gerenciamento de mídias sociais como ferramenta de marketing.
Volta do feed cronológico: o que já se sabe
Segundo o site Purebreak, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, prometeu disponibilizar a novidade para todos os usuários até o final do primeiro semestre.
De acordo com a reportagem, haverá a possibilidade de escolher entre três modalidades de feed.
Primeiramente a atual. Além das publicações consideradas relevantes pelo algoritmo, pessoas que você não segue ainda aparecerão como recomendadas segundo interesses em comum.
Além disso, o cliente da plataforma pode optar pelo Following, nome dado à volta do feed cronológico.
Nesta opção, o usuário irá ver posts das pessoas que ele segue – sem recomendações externas da rede social – e baseado na ordem dos posts. Em outras palavras, posts “mais novos” aparecem primeiro.
Por fim, o Instagram pretende adicionar uma terceira modalidade de feed, chamada de Favorites.
Dessa forma, o dono de uma conta poderá selecionar perfis específicos para não perder publicações. Esses perfis podem ser de outros usuários, pessoas famosas, marcas e canais de notícias.
Impacto
Antes de mais nada, a volta do feed cronológico ainda está em teste e mesmo com a promessa de Mosseri, pode não se concretizar.
Mesmo assim, especialistas em marketing já estudam como utilizar a novidade em favor de clientes com forte trabalho na rede social.
Para a supervisora de marketing da Eagence, Emily Penteado, adaptar estratégias será fundamental para a obtenção de resultados com a mudança.
“É difícil dizer agora, mas a expectativa é boa. Quem souber desenvolver um bom trabalho pode potencializar seus resultados”, afirma.
Escrito por Walter Duarte