O Orkut foi um fenômeno nos anos 2000! Criada pelo turco Orkut Büyükkökten, essa rede social é uma das pioneiras da interação online.
No entanto, em 2014, a plataforma foi encerrada pelo Google. Na época, a empresa disse que concentraria seus esforços no crescimento do YouTube, Blogger e Forgotten.
Mas a surpresa é que o site Orkut foi reativado nesta quarta-feira (27), e surpreendeu os usuários das redes sociais.
E é claro que essa notícia está causando um grande alvoroço online! A nostalgia tomou conta da web, principalmente por causa das famosas comunidades.
O site foi reativado com uma mensagem do fundador afirmando que pretende voltar com novidades.
Ele começa contando a história do Orkut e, no final, dá a entender que está “construindo algo novo”, dizendo que verá os usuários novamente em breve.
“Há 17 anos, criei uma pequena rede social enquanto trabalhava no Google como engenheiro de software. Em poucos anos, essa rede social se tornou o orkut.com, com mais de 300 milhões de usuários. Acho que o orkut.com encontrou a comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”, diz Büyükkökten.
Embora Büyükkökten não mencione isso, não é sua primeira tentativa de iniciar uma nova rede social. Em 2016, lançou o Hello, uma plataforma com uma dinâmica muito parecida com o Orkut, mas com um layout mais moderno.
Poderemos recuperar nossas antigas contas?
Não. De fato, o site ORKUT.COM não suporta mais contas antigas.
Também, não há garantia de que o Büyükkökten colocará o Orkut em funcionamento. Isso também seria bastante complicado, já que a maioria dos direitos da rede são de propriedade do Google. No entanto, algumas novidades importantes para os mais nostálgicos serão anunciadas em breve.
O que podemos esperar se o Orkut for reativado?
É claro que ainda é muito cedo para sabermos se o Orkut realmente irá voltar, porém, em um cenário hipotético a volta do Orkut precisaria estar em um formato totalmente novo.
Isso porque durante os anos o comportamento do usuário mudou completamente. Provavelmente o Orkut ofereceria uma ferramenta de geração de conteúdo parecida com o reels e a “for you” do TikTok.
Atualmente os adeptos das redes sociais têm se mostrado cada vez menos interessados em conteúdos em textos e mais engajados em conteúdos curtos e em vídeo.
Esta é uma proposta totalmente avessa ao que tínhamos com o Orkut.
Mas por enquanto, só nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Você se preocupa em entender o comportamento do usuário?
É claro que antes de voltar à tona, o Orkut deve mudar seu formato para se adaptar ao novo comportamento do público. Ao contrário, voltaria a cair no esquecimento.
A pergunta agora é: Você tem pensado da mesma forma para com as redes sociais que possui hoje?
A grande verdade é que a maioria das empresas ainda estão presas em conteúdos antigos, dando mais valor a textos e imagens.
E que conteúdos estáticos estão perdendo cada vez mais visibilidade e engajamento.
Quer saber como adaptar sua rede social para o atual momento, atingir seu público potencial e gerar mais negócios? Entre em contato conosco, nós te ajudamos.