Cancelamento de eventos, trabalho home-office, suspensão das aulas, fechamento de cinemas, academias, alguns comércios e indústrias, definitivamente passamos por um momento delicado e estamos todos em estado de alerta!
O Coronavírus chegou ao Brasil e junto com ele, além do medo da doença, que para algumas pessoas pode ser fatal, chegou a crise que ameaça bem mais do que a saúde, sistema financeiro e hospitalar.
E para que situações como essa, se tornem menos caóticas, existe uma área da comunicação que nasceu justamente para prever crises, planejar soluções para lidar com elas e dar respostas em eventos inesperados, como uma pandemia, por exemplo, que exige acima de tudo, mudanças drásticas de comportamentos.
De forma simples, podemos dizer que o Gerenciamento de Crise é um método administrativo que visa a redução de prejuízos, no momento em que ocorre uma disrupção, ou seja, interrupção do curso normal de um processo.
A gestão de crise pode ser aplicada:
• De maneira preventiva, quando é possível projetar possíveis situações;
• Para retratar a imagem de uma empresa ou pessoa diante de alguma situação;
• Para fornecer respostas à imprensa e à sociedade, quando algo inesperado acontece;
Apesar de ruins, crises também são ótimas oportunidades para repensarmos atitudes, aprender como lidar melhor com determinadas situações e muitas vezes, até para mudar maneiras de atuação.
Hoje, o Coronavírus é responsável por uma crise global, de proporções jamais vistas na história da humanidade.
Por esse motivo, cada um dentro de sua atividade profissional, precisará lidar com técnicas de gerenciamento de crise, mapear a situação, ver o que é possível fazer e procurar medidas para lidar com o momento da melhor maneira possível.
Obviamente que dependendo das particularidades de cada segmento, haverá distinção nas resoluções de problemas e por esse motivo, ter acesso a diferentes técnicas de processos de gerenciamento é essencial.
Sendo assim, a criação de um plano de emergência, que aponte alternativas, reflita sobre o que precisa ser feito e crie estratégias, deve ser aplicado imediatamente.
Com caráter pandêmico, ou seja, o Coronavírus é uma epidemia que está extremamente disseminada, adotar medidas emergenciais é a melhor atitude que todos podem tomar, inclusive as agências de publicidade e marketing.
Nesse momento, somos essenciais para comunicar informações relevantes tanto para nossos clientes, quanto para os clientes deles.
Se em tempos normais, nosso trabalho é feito a longo prazo, com planejamento anual e ajustes mensais de acordo com novas demandas, em momentos de crise, esse planejamento deve ser diário, inclusive monitorado minuto a minuto.
Claro, que essa atividade não é fácil, especialmente porque lida com um problema, que no caso do Coronavírus, é de grande magnitude e impacta não apenas nossa cidade, região, mas todo o planeta.
Vale lembrar que, em situações como essa, uma ação mal interpretada, pode arranhar para sempre a imagem de uma empresa, inclusive influindo diretamente na continuidade de suas atividades.
Quer um exemplo?
Como dito no início desse texto, desde sexta-feira, dia 13 de março, diversas notícias de cancelamentos de
atividades invadiram os jornais e redes sociais. Grandes eventos esportivos, também tiveram sua suspensão, no entanto, muitas pessoas ainda mantiveram a vida normal e tantas outras criticaram o que chamaram de “histeria”.
Mesmo assim, quem optou por não se preocupar com os riscos das aglomerações, teve que lidar com uma série de críticas.
Sabemos que os próximos meses não serão fáceis, porém juntos, vamos superar tudo isso. Os efeitos são inevitáveis, no entanto, eles podem ser minimizados, usando uma boa estratégia de comunicação.
E você? O que está fazendo para ajudar nesse combate? Conta para gente se precisar de ajuda no gerenciamento de crise, fale conosco!