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Live no Instagram: Como, porque e quando fazer

Live no Instagram: Como, porque e quando fazer

Eagence Marketing | Live no Instagram: Como, porque e quando fazer

Se você é uma pessoa que está antenada no mundo digital, sabe que a live atualmente é uma das melhores maneiras de se conectar com seu público, gerar conteúdo de valor e de quebra ainda conseguir alguns seguidores.

Em primeiro lugar, o Instagram liberou essa funcionalidade em 2017. No entanto, foi durante a pandemia que as lives ganharam maior poder.

Estima-se que, desde 2020, a ferramenta teve um aumento de 4.900% em procuras (dados obtidos pela Exame)

Do mesmo modo, se você busca maior alcance e engajamento com seu público, a live é perfeita para você.

5 Motivos para você apostar nas Lives

1.    Ajuda a melhorar o seu engajamento

Este é um dos resultados mais buscados no Instagram, ou seja, conseguir com que seu público te veja e interaja com seu perfil.

Nesse sentido, as lives podem te ajudar, já que a ferramenta permite a interação em tempo real dos produtores de conteúdo para os que consomem conteúdos.

Todavia, é como apresentar um programa ao vivo, onde seus seguidores são a plateia.

2. Permitem que você trabalhe urgência com seu público

Desde já, trabalhar gatilhos como o de urgência em seu público pode ser algo muito positivo, já que este é um dos gatilhos que mais chamam a atenção do público.

Nesse sentido, é uma necessidade inconsciente do ser humano estar atualizado e bem-informado sobre as novidades. Então, dessa forma, eles tendem a priorizar conteúdos em formato de live.

Mesmo que a live fique salva, aqueles que não a acompanharam no “ao vivo” provavelmente não verão o seu conteúdo depois. Já que toda a magia da live é o fato do público poder interagir em tempo real.

3. Fortalecimento de autoridade

Agora, as lives do Instagram são uma ótima oportunidade para entregar conteúdos de valor para seu público e ainda fortalecer a sua autoridade.

4. Praticidade

A live é um formato que veio para facilitar a entrega de conteúdos exclusivos. Tendo em mãos um smartphone e uma rede de Internet estável já é possível fazer sua transmissão ao vivo.

5. Possibilidade de capturar clientes.

A princípio, quando você começa uma live, todos os seus seguidores são notificados sobre a transmissão. Desta forma, muitos clientes em potencial para a sua marca também receberão esta notificação.

Assim, será possível explicar um pouco mais sobre seus produtos e serviços fazendo alusão ao assunto abordados e capturar a atenção de futuros clientes.

Mas é preciso atenção. Não faça lives somente para mostrar seus produtos, o ideal é entregar um conteúdo de valor e associar ao seu produto ou solução.

Entenda como planejar uma live no Instagram

Embora seja um conteúdo que é transmitido ao vivo e muitos utilizam da “improvisação”, é necessário se planejar antes do grande dia.

Aqui na Eagence contamos com uma equipe especializada em planejamentos, então se você é nosso cliente pode contar com nossa consultoria exclusiva.

Para os que ainda não são clientes elencamos algumas dicas que podem te ajudar.

Escolha um tema

De antemão, a primeira coisa a se fazer é encontrar temas que tenham o perfil da sua empresa e que também estejam em alta.

Você pode buscar no Google Trends palavras-chaves do seu segmento para ver o que seu público tem buscado mais ultimamente.

Lembrando que o mais indicado é escolher assuntos que você domina. Então não se deixe levar somente pelas tendências.

Chame parceiros

Se você não sabia já fique sabendo que o Instagram possui uma ferramenta para adicionar convidados para a sua live.

Isso pode ser interessante com parceiros chaves, pois é possível promover um debate.

Por exemplo, suponhamos que você é nutricionista e gostaria de fazer uma live sobre “Aumento de massa muscular” que é um assunto em alta.

Você pode chamar um personal trainer e os dois debaterem sobre o assunto.

E o melhor é que, ao chamar um, você poderá abordar temas que não domina tanto, mas o convidado sim.

E, como os dois perfis são movimentados, o alcance é muito maior e a chance de ganhar seguidores também aumenta,

Crie um roteiro

Antes de mais nada, o ideal é que você crie um pequeno roteiro para seguir alguns dias antes.

Você pode somente anotar os principais tópicos que deseja abordar sobre o assunto.

Isso vai te ajudar a se lembrar do que falar durante a transmissão e também organizar as ideias com um começo, meio e fim.

Não se esqueça da divulgação.

É necessário que o público seja avisado previamente sobre a live.

Dessa forma, é possível instigar o espectador alguns dias antes. Informe qual será o tema, quem será seu convidado e suas respectivas formações e experiências pertinentes ao tema da live.

Crie uma arte com essas e outras informações, com data e hora e publique em suas redes sociais e envie a seus clientes e parceiros.

Melhores horários para fazer uma live

De antemão, não existe uma fórmula mágica para acertar o horário, infelizmente.

Porém, você pode estudar o seu público-alvo e entender seus comportamentos.

Exemplo:

Suponhamos que o seu segmento é o de cosméticos e beleza, e seu público-alvo seja esteticistas, massoterapeutas e cabeleireiras. Em maioria, estes profissionais tendem a trabalhar aos fins de semana e folgar de segunda e terça-feira.

Sendo assim, um ótimo dia para a transmissão da sua live seria em uma segunda ou terça-feira.

Do mesmo modo, você também pode dar uma olhada na ferramenta de insights do Instagram, lá você poderá analisar os horários e dias que seu público mais interage com o seu perfil.

Como fazer live no Instagram

Antecipadamente, posicione o seu celular em algum lugar estável e confira os passos a seguir:

1 – Abra o Instagram, na página inicial toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo ou deslize a tela para a esquerda.

2 – Na barra em baixo da tela, onde você consegue ver as opções de publicação, escolha a opção “Ao vivo” e clique para iniciar a live.

3 – Siga o seu roteiro e se apresente ao público. É interessante aguardar uns 5 minutinhos, pra dar tempo do pessoal começar a entrar para assistir.

4 – Para terminar a live, basta clicar no botão “encerrar” e pronto!

Como fazer live no Instagram com até 4 pessoas

Em primeiro lugar, o aplicativo permite que até 4 pessoas participem de uma transmissão ao vivo, sendo a pessoa que iniciou a live e mais 3 convidados.

Entenda, como realizar esta transmissão em grupo:

Agora, abra o Instagram e inicie a live. Durante a transmissão você verá um ícone com duas pessoas na parte de baixo da tela, selecione essa opção e busque os seguidores que deseja convidar para a live.

Logo após, os seus convidados deverão aceitar a solicitação para poderem participar.

Como pedir para participar de uma live

O caminho contrário também é possível.

Para solicitar a participação em uma live, você deve, antes de mais nada, entrar para assistir a transmissão ao vivo.

Em seguida clique no botão “Solicitar” e em “Enviar solicitação”. O perfil que estiver dando andamento na live receberá o seu pedido e pode aceitar ou recusar.

Tem como fazer live pelo computador?

A resposta é sim. Porém será necessário que você faça o download do aplicativo do Instagram em seu computador.

Logo após, você deverá ir até o ícone de Storie e selecionar a opção “Ao vivo”. Ele verificará a sua internet e após uma contagem decrescente você estará ao vivo.

De antemão, para que uma live tenha boa qualidade e aderência pelo público a câmera do seu computador ou notebook precisa ser boa, assim como o áudio.

Do contrário, as pessoas entrarão e sairão da sua live rapidamente por falta de qualidade de imagem e som.

Por fim, elover esperamos que com esse artigo fique mais fácil para você criar sua live e engajar seus seguidores.

Para mais conteúdos como estes leia nossas demais artigos.

Escrito por: Eagence Marketing

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