Atualmente, as indústrias enfrentam um cenário altamente competitivo, onde a sobrevivência e o crescimento dependem não apenas de eficiência operacional, mas também de estratégias de marketing de oportunidade eficazes. E isso em TODOS os setores da economia.
Felizmente, a ascensão do marketing digital trouxe uma infinidade de oportunidades, e uma abordagem que merece destaque nesse contexto é o Marketing de Oportunidade.
Nos últimos anos, vimos alguns artistas se utilizando do marketing de oportunidade para aumentarem o engajamento e o alcance de suas marcas, músicas etc.
Um exemplo dessa estratégia foi a cantora Shakira, que reverteu seu “drama” pós-separação com o jogador Piqué em cifras, ao lançar sua música “BZRP Music Sessions #53”, em janeiro de 2023.
Mas como usar o marketing de oportunidade na indústria? Continue a leitura que explicaremos.
A competitividade nas indústrias e a necessidade de investir em marketing
As indústrias sempre foram um setor altamente competitivo. A luta por uma fatia do mercado é constante, e as empresas enfrentam desafios como pressões de custos, regulamentações rigorosas e demandas em constante mudança dos clientes.
Em meio a essa concorrência acirrada, investir em marketing é mais do que uma escolha – é uma necessidade!
O marketing industrial tradicional desempenha um papel importante na construção de reconhecimento de marca, geração de leads e estabelecimento de relacionamentos com clientes.
No entanto, o marketing especializado no setor traz maneiras inovadoras de alcançar públicos-alvo, medir o retorno sobre o investimento e se destacar em um mercado saturado.
O Marketing de Oportunidade: Uma Estratégia em Ascensão
O Marketing de Oportunidade é uma estratégia que se concentra na exploração de eventos ou tendências atuais para promover uma marca ou produto de forma relevante e oportuna. É uma abordagem que busca capitalizar momentos específicos atraindo a atenção do público.
Na indústria, o marketing de oportunidade não é uma novidade. Muitas empresas já exploraram a estratégia para causar “buzz” na internet e no mercado, e aumentar a visibilidade de suas marcas e produtos.
A selfie mais famosa do mundo
Em 2014, a Samsung virou notícia após uma selfie feita pela apresentadora Ellen DeGeneres com as celebridades, durante a cerimônia do Oscar, usando um celular da marca. A imagem viralizou nas redes sociais, destacou a marca e gerou reconhecimento.
[USAR A FOTO AQUI PARA ILUSTRAR – EM ANEXO ]
O maior fã de sanduíche de presunto do mundo
O ano de 2013 foi marcado pela morte do comediante Roberto Bolaños, criador e intérprete de Chaves, um dos programas humorísticos mais longevos da TV brasileira (apesar de ser mexicano).
Em 2014, quando o programa completou 30 anos no ar, no Brasil, a Seara homenageou o humorista com a campanha “O maior fã de sanduíche de presunto do mundo”.
[COLAR AQUI O VÍDEO QUE ESTÁ NO LINK https://www.facebook.com/watch/?v=691258777595117 / SE NÃO DER, VAMOS TIRAR UM PRINT APENAS E COLAR NESTA PARTE DO TEXTO]
Uma faca de dois gumes
Podemos citar ainda Nutella, que criou o “candidato” Torrêncio Caiman (uma torrada com creme de avelã) no período de eleições no Brasil; e a Kit Kat que fez referência ao navio Ever Given, encalhado no Canal de Suez, em sua campanha “Have a break” (em português “dê uma folga”).
Também temos a Prudence, que no dia 1º de Abril lançou um produto fictício para endireitar os “tortinhos”, e a Phillips Brasil que fez piada do logo da Copa do Mundo na Rússia.
[AQUI PODEMOS COLAR AS IMAGENS DAS PROPAGANDAS, UMA AO LADO DA OUTRA, PARA MOSTRA EXEMPLOS – TODAS NO ANEXO]
Vale ressaltar que, para um marketing de oportunidade de sucesso, é preciso selecionar assuntos que tenham a ver com o nicho da empresa. Além disso, é uma estratégia que exige certo cuidado para não sair pela culatra.
Esse foi o caso de uma loja de varejo que usou o casamento de Suzanne von Richthofen para vender itens comuns às listas de casamento. A campanha foi vista como de mal gosto pelo público que boicotou a marca.
Por que apostar em Marketing de Oportunidade para Indústrias?
Quando bem feita, a estratégia pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer a presença online e a marca de uma empresa, independentemente do seu setor. Veja algumas vantagens para o setor industrial:
1. Identificação de Tendências e Eventos: As indústrias devem estar atentas às tendências em seu setor e eventos significativos que possam afetar seus clientes ou mercado. Contar com alguém que saiba fazer esse tipo de campanha é essencial para não causar danos à imagem da empresa.
2. Relevância e Agilidade: Ponto importante! A agilidade é essencial no marketing de oportunidade. As indústrias devem ser capazes de responder rapidamente a eventos e tendências relevantes, adaptando sua mensagem de marketing de acordo.
3. Conteúdo de Qualidade: Criar conteúdo de qualidade em resposta a oportunidades é crucial. Isso pode incluir artigos, vídeos, infográficos ou até mesmo posts em redes sociais.
4. Promoção Efetiva: Promover o conteúdo nas mídias sociais, em blogs e em outros canais é fundamental para alcançar o público-alvo e “cair na boca do povo”.
5. Valores em evidência: O marketing de oportunidade pode ser uma excelente estratégia para externar os valores de uma empresa como sustentabilidade, integridade, valorização dos colaboradores, etc.
Eagence: Uma agência especializada em Marketing Industrial
Na Eagence, entendemos as complexidades do setor industrial e as oportunidades que o marketing digital oferece. Somos especializados em ajudar indústrias a adotar estratégias de marketing inovadoras, incluindo o Marketing de Oportunidade.
Nossa equipe experiente está pronta para identificar oportunidades relevantes para o seu negócio e criar campanhas de marketing eficazes que impulsionarão sua presença online, gerarão leads qualificados e fortalecerão sua marca.
Em um mercado altamente competitivo, o marketing de oportunidade é uma excelente ferramenta para quem deseja se destacar no mercado. Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua indústria a alcançar novos patamares de sucesso com estratégias de marketing digital inovadoras.
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