O mercado de marketplaces cresceu muito nos últimos anos.
Nos Estados Unidos e na China, por exemplo, a maior parte das compras e contratação de serviços online já é feita nessas plataformas.
Antes de mais nada é preciso entender o que são marketplaces. Para resumir bem, podemos tratá-lo como um “shopping virtual”.
Nesse sentido, a plataforma online reúne diferentes vendedores. Dessa forma, o cliente compara preços e qualidade e faz a sua escolha.
Em outras palavras, demanda e oferta se encontram na tela.
A 42ª edição do Webshoppers, um relatório completo sobre comércio virtual no Brasil, mostra que o e-commerce brasileiro é bastante dependente dos marketplaces.
Nesse sentido, o estudo da Ebit|Nielsenem parceria com a Elo, mostra também oportunidades.
Em suma, varejistas destas plataformas detém hoje 78% no faturamento total do mercado.
Além disso, o crescimento do setor com a pandemia é notável.
Foram R$ 30 bilhões do faturamento no primeiro semestre de 2020. Falando apenas de lojas que praticam marketplaces. Isso significa um aumento de 56% em comparação com o mesmo período de 2019.
Tendências para os Marketplaces
Primeiramente é preciso entender que já há empresas consolidadas e tradicionais no e-commerce brasileiro. Essas marcas lideram com folga em seus nichos.
Casos como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Via Varejo.
Entretanto, existe muito espaço de mercado para a exploração de novos segmentos.
Nesse sentido, a especialização é uma das principais tendências para os marketplaces.
Recentemente Surgiram marketplaces nichados. O Doctoralia, o SuperProf, o Parafuzo, e GetNinjas são alguns exemplos.
Atualmente 71% dos vendedores oferecem seus produtos em só um marketplace.
Como resultado, há muito potencial para que os lojistas se cadastrem em novas plataformas.
O objetivo, claro, é ampliar suas vendas.
Além disso, 50% dos empreendedores ainda não entendem bem o que é um marketplace.
Em outras palavras, a divulgação do método de venda é fundamental. Nesse sentido, um trabalho focado na divulgação pode resultar na expansão de novas marcas.
Anunciar ou criar?
A tendência de crescimento faz com que muitos empreendedores com experiência digital se animem em criar seus próprios marketplaces.
Essa alternativa, contudo, depende do seu modelo de negócio. E dos seus planos de expansão.
Primeiramente, se você possui uma loja física e quer ampliar suas vendas online, anunciar é a alternativa mais lógica.
De maneira idêntica, um profissional autônomo pode conquistar mais clientes com a divulgação em marketplaces de serviços.
Contudo, a criação de uma plataforma é indicada para quem busca um negócio escalável.
Nesse sentido, um volume alto de tráfego, experiência de mercado e bons contatos são os ingredientes essenciais para começar.
Parceria
Em qualquer uma das alternativas, um bom marketing digital é indispensável.
Nesse sentido, estar em uma boa plataforma é inútil se as pessoas não conhecem seus produtos.
Do mesmo modo, criar um marketplace requer audiência.
A Eagence realiza o atendimento de empresas nas duas posições. Anunciantes e marketplaces.
Como resultado, podemos te ajudar independentemente de qual seja a sua estratégia.
Seja na elaboração da sua loja virtual ou no gerenciamento das suas mídias sociais.
Aproveite essa tendência e venda muito mais!