Tudo bem que muito provavelmente você já ouviu falar do SEO – Search Engine Optimization – a famosa otimização para mecanismos de busca. No entanto, sabe o que é o SEO off page?
Basicamente, ele é um braço desse conceito, entretanto, o SEO off page é uma estratégia de otimização que será aplicada fora da página.
Diferente do SEO on page, que atua dentro da página de um negócio e utiliza estratégias como:
• Conteúdos relevantes;
• URL de cada página;
•Títulos;
•Meta descriptions;
• Palavras-chave e outros;
O SEO off page funciona quando determinada página é relacionada através de links ou menções.
É importante entender que o SEO off page e o SEO on page, são dois tipos de estratégias de otimização, que:
•São complementares;
•Interagem;
•Devem ser relacionadas.
Aplicando as duas estratégias é possível aumentar o tráfego de uma página, além de conquistar mais links e menções para o site.
Pode-se dizer que SEO off page são os direcionamentos dos links para determinadas páginas, colocados em outros sites da Internet, também conhecido como backlinks.
Quando isso acontece, a maneira como outras páginas da web, enxergam o site referenciado, se modifica. O principal objetivo do SEO off page é tornar a página uma autoridade no mercado de atuação.
Através de estudo, planejamento e aplicação de estratégias direcionadas pelo SEO off page é possível conquistar esse sonhado posto, inclusive posicionando-se nos primeiros lugares da pesquisa Google.
Exigente, o algoritmo do Google analisa uma série de fatores para determinar quem fica em seu topo. Entre eles:
•Conteúdo Relevante;
•Páginas bem estruturas e de fácil navegabilidade;
•Relacionamento que o site tem com as demais páginas da Web, entre outros.
O Google entende que páginas bem relacionadas são mais confiáveis, tendo em vista que teoricamente as pessoas só compartilham aquilo que acreditam.
Sendo assim, quanto mais compartilhada por outras páginas da Internet, mais relevância determinada página conquista.
Para se ter uma ideia da importância da aplicação do SEO off page, estima-se que 50% do ranqueamento do Google está relacionada com ele.
Outra vantagem do SEO off page é que ele costuma atrair tráfego orgânico e qualificado, portanto, com grande potencial para a conversão.
Abaixo, listamos três dicas de estratégias de Seo off page, que podem ajudar a impulsionar a visibilidade e relevância de um site. Confira:
1)Faça parcerias: imagine um site de um salão de beleza, que tem sua página relacionada por uma empresa produtora de cosméticos. A possibilidade de tornar-se referência é muito maior e a parceria é boa para ambas as partes;
2)Participe de fóruns relacionados ao mercado de atuação e compartilhe seu conteúdo nesses espaços: marcando presença em um espaço onde as pessoas se interessam por assuntos relacionados ao seu negócio, será mais fácil chamar a atenção, desde que, claro, suas postagens sejam relevantes e coerentes;
3)Tenha uma presença forte nas redes sociais: já falamos muito sobre isto, mas não custa ressaltar. Presença em redes sociais, não significa postar qualquer coisa e sim, conteúdos de qualidade, produzidos com planejamento e publicados estrategicamente, para que possam gerar engajamento e consequentemente mais leads.
Lembre-se: ao priorizar a qualidade de seus conteúdos e utilizando todas as ferramentas que o Marketing Digital oferece, é possível tornar sua marca conhecida e relevante.
As estratégias de SEO, seja ele on ou off são essenciais nessa jornada, portanto, procure parcerias de qualidade e esteja preparado para o sucesso.
A Eagence é uma agência de Marketing Digital, localizada em Americana, interior do Estado de São Paulo, que oferece as melhores soluções e resultados.
Fale conosco e entenda como nossas estratégias assertivas podem ajudar o seu negócio!